4 Técnicas para melhorar o SEO

Publicidade

SEO significa Search Engine Optimization, que pode ser traduzido livremente para o Português como Otimização para mecanismos de buscas. 

Estamos falando de um conjunto de métodos aplicados a uma página de internet, com o propósito de deixar o blog bem posicionado nos mecanismos de buscas do Google, ou em algum outro buscador.     

Na prática, a intenção é configurar o site para que ele seja exibidos logo nos primeiros resultados de uma pesquisa.      

Publicidade

Isso parece ser bastante interesse, concorda? 

Confira a seguir, 3 dicas de ouro para melhorar o SEO

1. Estrutura da página: H1, H2, H3…

Imagine como seria estranho ler um noticiário que não tenha manchetes. 

Para saber do que que trata, seria necessário ler pelo menos até a metade do texto, concorda?

Por isso, é de extrema relevância usar adequadamente os títulos e subtítulos, assim é possível que os leitores compreendam o conteúdo com organização em sua hierarquia. 

O Google percebeu a habilidade dos construtores de sites que normalmente usam tags de títulos com objetivo de acrescentar estilo e, devido ao bom resultado, ele passou a levar em consideração a forma que os escritores formatam e colocam suas ideias em hierarquia, deixando o conteúdo organizado, do mais importante para o menos importante. 

2. Nomeação das imagens e atributo alt 

Muitas pessoas cometem o erro de não colocarem nome ou atributo alt nas imagens quando estão adicionando ilustração ao conteúdo. 

Mas, entre as técnicas de SEO, essa é uma das mais importantes. Afinal,o Google não pode “ver” suas imagens, no entanto ele pode “ler” o que você escreveu no texto alternativo. 

Ao descrever corretamente o seu alt text, você está esclarecendo ao buscador qual é a mensagem que você quer passar com aquela imagem.

O importante é descrever a imagem como se estivesse explicando para uma pessoa cega, por exemplo. 

3. Otimize para Mobile First

No ano de 2015, o Google fez uma atualização em seu algoritmo para priorizar sites que apresentam mais qualidade em dispositivos móveis. 

Por isso, se o seu site ainda não está preparado para receber pessoas que acessam através de seus celulares, você pode estar perdendo um bom lugar na classificação dos resultados. 

Com um design Responsivo, ele identifica o dispositivo em uso, ajustando layout conforme funciona o dispositivo específico. 

Se seu site já é responsivo, agora você deve levar em consideração como os elementos são exibidos nos dispositivos e fazer aprimorações se for necessário. 

Hoje iremos falar de dicas que vão além de fazer SEO. Para conseguir um bom posicionamento nas pesquisas, é preciso usar a psicologia ao nosso favor, assim temos uma maior chance de entrar na cabeça dos leitores. 

É preciso sempre levar em consideração o Google e o seu cliente, afinal, um traz dinheiro e o outro traz visita. 

Ao fazer uma pesquisa, o leitor tem um objetivo que precisa ser suprido. 

Essa necessidade que precisa ser suprida pode ser um produto, um local ou uma dúvida. No geral, a pessoa tem um desejo, algo subjetivo, e precisa encontrar suas respostas. 

E o nosso objetivo é entender o esquema de funcionamento da psique humana para dar as possíveis respostas.

4. Intenção de pesquisa

Para que possamos alcançar resultados relevantes, precisamos considerar a intenção de pesquisa para dessa forma conseguirmos atrair o público-alvo correto…

Conseguindo alcançar bons resultados nas nossas estratégias de SEO. 

O algoritmo do Google funciona por palavras-chave. Então usar palavras-chave nos títulos, conteúdos e nos links é uma forma inteligente de trabalhar. 

Pesquisa atalho: é chamado assim quando as pessoas pesquisam de forma direta o que elas querem…

Digamos uma pessoa digite “folha de São Paulo”, nesse caso a intenção de pesquisa é clara e é improvável que a pessoa mude de ideia ao final do seu destino. 

Esse é o tipo de pesquisa com pouco valor comercial, exceto para a empresa que a página faz parte. 

Pesquisa de transação: são as palavras-chaves mais pesquisadas e desejadas pelos proprietários de sites.

Esse tipo de busca mostra a intenção em adquirir um produto ou serviço de forma prioritária. 

Nesses casos, são as pesquisas de transação que irão garantir os devidos resultados às empresas. 

Pesquisa de informação: Esse é tipo de pesquisa onde as pessoas procuram opinião sobre produto, música, livro, acontecimentos, etc. 

Nesses casos as pessoas não sabem onde deseja chegar, mas ao mesmo tempo não traz nenhuma intenção objetiva de busca. 

No geral, é extremamente importante para uma empresa estar bem posicionada nos resultados de busca.