Αποκρινόμενο ιστολόγιο; Δείτε πώς μπορείτε να βελτιστοποιήσετε τον ιστότοπό σας για οποιαδήποτε συσκευή

Ter um Blog responsivo significa ter um Blog acessível para que todas pessoas possam desfrutar dos seus conteúdos, acessando de qualquer dispositivo desde de um computador desktop a um celular.  

Você sabia que hoje em dia a maioria das pessoas que acessam a internet, utilizam dispositivos móveis, como celulares e tablets? E é exatamente por isso que você precisa entender mais sobre responsividade em um site.

Entenda o que significa ter um Blog responsivo na prática:

  • As páginas carregam devidamente em qualquer dispositivo;
  • As imagens se adequam ao tamanho da tela;
  • A navegação é rápida;
  • A leitura se torna agradável, independente do tamanho da tela.

Ranquear no Google já é uma tarefa árdua que requer muita dedicação, agora imagine você perder os acessos de tráfego mobile, o que representa cerca de 20% a 50% dos acessos que você pode receber.

Segundo uma informação divulgada pelo Google, cerca de 61% dos usuários não retornam a um site que não é responsivo, ou seja, que não proporciona uma boa experiência em seu site.

O que resulta diretamente em um prejuízo de vendas, pois 57% das pessoas que participaram da pesquisa afirmaram que, não indicam empresas que não possuem um layout mobile.

Como fazer o teste no seu site para verificar se ele é responsivo ou não

Para testar a responsividade de um site, basta acessá-lo através de um celular e analisar detalhadamente. Esse é sem dúvidas, o melhor teste que existe, pois você pode analisar se as imagens estão abrindo devidamente, e pontuar sua experiência.

Além disso, o Google também oferece uma ferramenta de forma gratuita para que as pessoas possam tirar a dúvida.

Em algumas situações, pode ser que a barra de navegação não fique na parte lateral do site, como na maioria das vezes somos acostumadas. Em sites responsivos, as barras de navegação podem aparecer na parte inferior do site, mas isso não é nenhum problema. Ao contrário, mostra a responsividade do seu blog.

Como escolher um WordPress com template responsivo

Uma das maiores dificuldades de trabalhar em um Blog responsivo é encontrar alguém que saiba programar bem e que vá agregar valores ao seu Blog.

Mas também existe a opção de você encontrar temas responsivos prontos para instalar no seu site, o template Athena, por exemplo, tem sido uma opção muito recomendada por suas inúmeras qualidades.

O template Athena oferece personalização em seu design, são inúmeras possibilidades de personalização para Blogs e sites. Sem falar que ainda é possível caracterizar o Blog para deixá-lo com o layout da sua marca.   

Outra grande vantagem destacada nesse template é que as pessoas podem fazer publicação de diferentes conteúdos, como artigos, ebooks, textos e vídeos.  

Usar um template responsivo com layout agradável pode ser um ótimo caminho para quem deseja se tornar autoridade em um assunto, isso porque muitas pessoas são atraídas   visualmente e valorizam empreendedores que cuidam desse quesito.  

3 dicas práticas para você tornar seu site responsivo

1. Decida quanto irá fazer a mudança  

Não há um checklist que você deve seguir antes de transformar o seu blog em responsivo, você só precisa decidir quando irá fazer, e pronto!  Para que esse projeto não entre em sistema de procrastinação, pense em uma data e efetive essa mudança que, com certeza trará muitos resultados para o seu negócio.

2. Inspire-se

 Quando for transformar seu site em responsivo, procure inspiração. Olhe para sites que sejam modelo para você e analise o que foi que eles implantaram, para que você possa se inspirar e pensar em novas possibilidades para o seu.

Navegue bastante na internet, analise as URLs de Blogs que tenham trabalhos semelhantes ao seu modelo de negócio e anote as coisas que você acredita que podem se inspirar e pensar em uma forma melhor de trabalhar para implementar no seu.

3. Use ferramentas de Web Design

Além da possibilidade de investir financeiramente em ferramentas, você também pode usar aquelas que estão disponíveis na internet. Não precisa ser um especialista no assunto, só basta ter dedicação, paciencia e constância para pesquisar e entender quais são as melhores opções para o seu Blog.